202005.19
0

Dicas para revisar o valor do seu contrato de locação comercial

Quando uma pessoa opta por abrir uma loja em estabelecimento comercial, ela se submete a um contrato que pode ser simples, apenas com o valor do aluguel do imóvel ou complexa, com uma série de tarifas que devem ser pagas, como é o caso dos shopping centers. Além disso, existem custos relacionados à reforma, estoque, folha de pagamento, entre outros. Com o passar do tempo, a permanência daquela loja pode se tornar insustentável financeiramente.  

É neste momento que as pessoas costumam buscar a justiça com ações revisionais de contrato de aluguel do imóvel. Mas para ter sucesso nessa empreitada é importante estar atento aos seguintes pontos:

  1. Faça do tempo o seu aliado 

Não ache que as coisas vão se resolver sozinhas ou perca mais tempo esperando o locador responder ao e-mail que você mandou. Na maioria das vezes é certo que você não terá resposta. Ele está só ganhando tempo para quando a situação melhorar voltar a te cobrar o valor já estabelecido. 

  1. Arquive tudo 

Guarde todos os documentos e informações trocadas com o locador desde a época do início da locação (isso vale para panfletos de propaganda, fotos, powerpoint) e organize por data. 

  1. Organize os números 

Pegue seus dados de contabilidade, vendas, custos, gráficos de vendas x despesas, desde o início. Esses dados podem ser obtidos com o contador. Se preferir, procure profissionais de consultoria financeira. Eles vão te ajudar a tirar índices, percentuais, etc. 

  1. Busque ajuda especializada 

Procure um advogado ou escritório de advocacia do ramo de bens e imóveis, que é muito diferente das outras áreas, para analisar a documentação e dar o primeiro passo que é notificar o locador, propondo o que for razoável para o seu negócio. 

  1. Entre em ação 

Não havendo retorno do locador, a única saída é entrar com uma ação judicial. Autorize seu advogado para que ele dê início ao processo e boa sorte! 

Por: Núcelo de comunicação do escritório André Torres