TJBA instala o primeiro Juizado de Apoio ao Superendividado do país na terça-feira (24)
O primeiro Juizado Cível de Apoio ao Superendividado do País será instalado no próximo dia 24, terça-feira, às 15 horas, dentro do campus do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge), na Avenida Paralela, em Salvador.
O Juizado vai proporcionar aos consumidores que se encontram superendividados a oportunidade de renegociar, de forma coletiva ou individualizada, todos os seus débitos, precedida necessariamente por uma educação financeira e apoio psicológico.
Decreto Judiciário publicado na edição do Diário da Justiça Eletrônico desta sexta-feira (20) define as competências da unidade, que acolherá os superendividados, buscando traçar um perfil de sua vida social, econômica, financeira e pessoal. O objetivo é aferir a real situação de superendividamento, para encaminhamento às oficinas multidisciplinares de tratamento e audiência de renegociação.
As oficinas serão realizadas por professores dos cursos de Administração e Psicologia do Centro Universitário Jorge Amado, com o qual foi firmado termo de convênio e contará com a participação de estudantes selecionados pela instituição.
As audiências de renegociação serão realizadas por conciliadores, com acompanhamento técnico, e os respectivos acordos homologados pelos juízes do Sistema dos Juizados.
Prevenção
O objetivo do pioneiro Juizado de Apoio ao Superendividado é o tratamento e a prevenção do superendividamento, respeitando-se as noções de dignidade da pessoa humana.
Medidas que promovam o consumo racional e sustentável, o acesso ao crédito responsável, a educação financeira do consumidor, e sejam contrárias ao assédio de consumo, seguem o rastro da funcionalização dos contratos e da busca de uma sociedade mais igual.
Clique aqui veja o Decreto Judiciário nº 1.099/2015, que instala o Juizado Cível de Apoio ao Superendividado
Fonte: Ascom TJBA