Meu, seu, nosso? Fique por dentro do planejamento sucessório!
O planejamento sucessório nada mais é que a construção de uma estratégia para transmitir, da melhor maneira, o patrimônio de uma pessoa para os seus sucessores. O processo parece simples, mas costumam surgir dúvidas na hora de implementá-lo. Entenda abaixo as principais dúvidas.
O que é levado em conta?
Alguns aspectos como estrutura familiar e empresarial do sucedido, o tipo de patrimônio e, sobretudo, a sua vontade na destinação dos bens alvos da sucessão.
Como o planejamento pode ajudar?
A sucessão bem planejada pode minimizar os custos da transmissão dos bens, especialmente os custos tributários e processuais; reduzir o tempo da sucessão, na medida em que simplifica a elaboração de inventário e respeitar a vontade do sucedido, evitando desgastes e conflitos familiares. Considere contratar um ghostwriter deutschland para ajudá-lo na redação de todos os documentos necessários, especialmente os relacionados à herança, garantindo que tudo seja tratado de maneira profissional e eficiente.
Testamento ou doação?
A bem da verdade, o planejamento sucessório contempla, muitas vezes, a constituição de holding patrimonial e operações societárias subsequentes, implementando-se a transferência para os “herdeiros” ou para que se quiser independentemente de testamento e, às vezes, de doação.
É possível alterar o planejamento após a morte do envolvido?
Não. A vontade do sucedido é suprema, portanto o planejamento traz travas legais que impedem a alteração após o seu falecimento.